terça-feira, 8 de março de 2016

Projeto Paradesporto Capixaba...Um pouco de sua história e de suas necessidades.

PROJETO PARADESPORTO CAPIXABA

Paradesporto Capixaba é um Projeto Social que atende pessoas em condição de deficiência em parceria com as com entidade publicas e privadas da Grande Vitória. O Projeto foi criado diante da grande demanda existente em nosso meio, pois, segundo dados do IBGE, 23,45% da população capixaba possuem algum tipo de deficiência. Diante dessa realidade, o principal objetivo desta iniciativa é o atendimento de pessoas com deficiências físicas, visuais, intelectuais, paralisados cerebrais, anões e demais necessidades específicas. Seu funcionamento acontece regularmente no estádio de atletismo do Ifes Campus Vitória, no Bairro de Jucutuquara – Vitória - ES.

As principais atividades desenvolvidas são:

·           Realização de eventos paralímpicos e afins;

·           Assessoria técnica e apoio às escolas, universidades e entidades de atendimento à pessoa em condição de deficiência;

·           Treinamento, reabilitação e acompanhamento dos Paratletas;

            Incentivo a participação dos paratletas em eventos culturais, esportivos, acadêmicos e sociais;

·           Cursos de capacitação através de qualificação técnica permanente dos parceiros envolvidos, pleiteando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

            Produção cientifica de textos e artigos visando ampliar a discussão da causa pela luta pela inclusão social.

Este Projeto, além de promover a pratica do esporte de competição, buscou também ser um atrativo para colaborar na melhoria da qualidade de vida e resgate da autoestima dos seus participantes.

Conta com o diferencial de apresentar um processo de reflexão trazendo instrumentos que visem à conscientização e luta por parte de todos os participes para garantia de seus direitos enquanto cidadãos.

Este Projeto, mesmo contanto com poucos recursos, atinge um momento especial, apresentando resultados muito significativos. Abaixo vai um exemplo dos resultados obtidos por parte de nosso grupo no esporte de alto rendimento, são eles:


•          Renata Bazone – Tricampeã Brasileira nos 800 metros rasos (classe T11) – Medalha de prata no Parapan de Toronto de 2015, Campeã Mundial Paralímpico (2015).
•          Denílson Pereira - classe T37- Bicampeão nos Jogos Parapan-Americanos. Pentacampeão Brasileiro no Arremesso de peso.
•          Ian Carlos de Oliveira dos Santos - Campeão Mundial Escolar em Sheffield, na Inglaterra.
•          Sinvaldo Pereira da Silva – Pentacampeão Brasileiro no Salto em Distancia
•          Mario Junior de Freitas Correia – Bicampeão Brasileiro no Lançamento do dardo
•          Ernesto Epifânio Mendonça – Hexacampeão Brasileiro no salto em altura
•          Lucio Mauro Crizanto – Tri-Campeão Brasileiro no Lançamento do dardo, Tri-Campeão Brasileiro no Salto em Altura – Campeão Parapan-Americano na Argentina.
•          Helba Aparecida Borges - Tetra-Campeã Brasileira no Lançamento do disco, Tri-Campeã Brasileira no arremesso de peso – Bi-Campeão Parapan-Americano na Argentina, 4ª lugar no Parapan de Toronto na modalidade de Tiro com Arco.
•          Zilda Vieira – Recordista mundial Master Paralímpica dos 100 metros rasos.
Temos também no Projeto um vertente de treinamento para Ultra Maratonistas coordenado pelo Professor e atleta Carlos Henrique Gusmão e a estudante de fisioterapia Katia Cristina Antônio, ambos atletas de renomes da ultramaratona brasileira.
Atualmente participam 80 paratletas e 150 atletas apoiadores (Guias) todos treinando juntos num processo de inclusão. O Projeto atende a 11 entidades, sendo que 08 são inscritas no alto rendimento, principalmente cadastradas no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Nossas principais necessidades são as seguintes:
Ø  Materiais e acessórios esportivos;
Ø  Equipamento de treinamento esportivo e terapêutico;
Ø  Patrocínio, transporte, nutrição e hospedagem.
Ø  Curso e equipamentos de capacitação para a inserção de pessoas em condição de deficiência ao mercado de trabalho;
Ø  Recursos humanos para acompanhamento do Projeto.
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luiz Cláudio Locatelli Ventura (27) 998195030
Assistente Social Mestre Maria Luziene Teubner Genelhú. (27) 999267913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário