domingo, 19 de julho de 2015

LARAMARA um mundo da Tecnologias Assistiva no Brasil.


Eu e Edésio Perez Ramiro na visita de julho 2015

No mês de julho, visitamos as dependências da LARAMARA (http://laramara.org.br/) em São Paulo. Fomos recebidos gentilmente por Edésio Perez Ramiro, pessoa extremamente comprometida com a responsabilidade social relacionada ao mundo da tecnologias assistiva.

No site da LARAMARA, há um mundo de informações muito úteis, ao qual recomendamos a navegação...

Sobre a LARAMARA

Ela foi fundada em 1991 e visa promover o desenvolvimento humano e a inclusão educacional e social de pessoas com deficiência visual. Já promoveu a reabilitação de mais de 9.000 famílias


História
LARAMARA foi fundada pelo casal Mara e Victor Siaulys em 7 de setembro de 1991. Com as experiências e os conhecimentos adquiridos com a educação da filha caçula Lara, que ficou cega devido a retinopatia da prematuridade, Mara e Victor reuniram um grupo de profissionais atuantes na área e fundaram a instituição, a fim de dar oportunidade de educação e inclusão a crianças com deficiência visual e compartilhar experiências com as famílias.
A ideia era criar uma instituição diferente, moderna, aberta, flexível, cujo foco de atenção não fosse apenas o atendimento individual da criança - como usualmente se fazia - mas sua educação e inclusão social, em um trabalho com total participação da família e da comunidade.
Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a independência da pessoa cega. Em parceria com empresas privadas e públicas distribuiu um grande número desses equipamentos para todo o Brasil. Importa e disponibiliza para as pessoas com deficiência visual mais de duzentos produtos de tecnologia assistiva que melhoram a qualidade de vida dessas pessoas.
Tem divulgado suas experiências e aquisições para todo o Brasil por meio de 30 recursos instrucionais, produzidos por sua equipe - livros, manuais e DVDs - contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. Criou e fabrica 120 brinquedos especiais e adaptados para as crianças com deficiência visual.
Os programas e ações da Laramara têm recebido, ao longo desses anos, importantes provas de reconhecimento, como o Prêmio Criança da Fundação Abrinq, em 1995, por garantir o direito das crianças com deficiência visual de brincar e aprender de maneira lúdica e prazerosa; e o Prêmio Comunidade Solidária oferecido pelo governo brasileiro pela proposta realizada na preparação de jovens para o mercado de trabalho (de 1996 a 2000).
Texto base copilado parcialmente do Site: http://laramara.org.br/quem-somos/historia, acessado em 19 de julho de 2015 as 19:44 h.

Missão da LARAMARA
Apoiar o desenvolvimento humano e a inclusão social efetiva da pessoa com deficiência visual atuando em parceria com a família, escola, empresa e comunidade em geral.

Contato:
Conselheiro Brotero, 338 - Barra Funda / CEP 01154-000 - São Paulo/SP
Fone (11) 3660.6400 / Fax (11) 3662.0551


Nenhum comentário:

Postar um comentário